sexta-feira, 13 de maio de 2016

REMADA CURVADA - POR QUE ESTAR PRESENTE EM SEUS TREINOS DE COSTAS?

REMADA CURVADA - POR QUE ESTAR PRESENTE EM SEUS TREINOS DE COSTAS?

Os exercícios para o treinamento de costas precisam ser bastante intensos e bem executados para que possamos ter bons resultados. Veja neste artigo mais sobre a remada curvada, desde seus benefícios até sua execução correta.
Alguns exercícios são bastante utilizados para o treino de hipertrofia, mas muita gente não se pergunta o porquê desta utilização. Com isso, muitas vezes temos exercícios que são supervalorizados e outros que poderiam ser mais bem utilizados. Apesar de ser bastante utilizada em treinos de hipertrofia, muitas vezes a remada curvada é deixada de lado.
Por ser um exercício feito com peso livre, muitas pessoas tem dificuldade em manter uma execução correta. Da mesma maneira, muitas pessoas não conseguem uma boa execução por problemas de falta de flexibilidade.

Remada curvada pegada supinada:
Este é um exercício muito importante para quem busca a hipertrofia dos músculos dorsais, mas que precisa ser bem executado, para que a coluna não seja sobrecarregada. Vamos então a análise e a execução da remada curvada!
Remada curvada, análise e execução:


Basicamente, a remada curvada é um exercício multi-articular, pois envolve uma extensão de ombro e uma flexão de cotovelo. Desta maneira, temos vários músculos envolvidos neste movimento, o que torna o exercício muito mais eficiente para termos de hipertrofia.
O movimento de extensão de ombro é realizado em grande parte pelo músculo latíssimo do dorso (grande dorsal). Além disso, como a remada curvada atua diretamente em duas articulações, além da flexão de quadril, temos a ação direta de vários músculos.
Com o movimento das escápulas, ativamos o trapézio, que vai fazer elas aduzirem, além do trabalho de romboides. Outra musculatura bastante ativada é a de bíceps braquial e braquial, graças a flexão de cotovelo.

Além disso, a porção posterior do deltoide também é bastante ativada. Já no que se refere a execução, o ideal é realizá-la com o quadril flexionado e as pernas levemente flexionadas. Desta maneira, toda a musculatura da região posterior da perna (isquiotibiais e glúteos) são ativadas estaticamente, bem como toda a musculatura lombar.
A coluna precisa estar com suas curvaturas mantidas. É muito importante cuidar para não executar a remada curvada com a região lombar ereta e nem direcionada para “fora”. A curvatura natural da porção lombar de nossa coluna é uma lordose e esta deve ser mantida durante a execução.
Grande parte dos problemas de coluna oriundos da musculação, são resultado de exercícios executados de maneira errada, sem levar em conta as curvaturas da coluna.
Assim, com as pernas levemente flexionadas e a coluna estabilizada, você deve segurar a barra com as mãos supinadas e puxar a barra até a região do abdômen.
No final da fase excêntrica (descida), é muito importante utilizar uma extensão quase completa do cotovelo, para que seja possível obter uma grande amplitude de movimento. Além disso, os músculos estabilizadores precisam estar estáticos (estender o quadril, por exemplo, joga uma grande sobrecarga sobre a coluna vertebral).

Além disso, algumas pessoas usam uma pegada pronada, para dar mais ênfase aos músculos da região dorsal e utilizar menos o bíceps braquial. Isto irá dificultar o exercício, mas pode ser bem útil para quem treina dorsal em um dia específico, sem treino de bíceps na sequência.
Remada curvada, por que usar em meu treino?
Se o seu objetivo é a hipertrofia, a remada curvada é muito importante para potencializar este processo. Quem não apresenta instabilidade na região lombar e nem restrições articulares, pode usar este exercício de maneira segura, desde que bem executado.
Primeiramente, a remada curvada é um dos melhores exercícios para dorsais utilizando peso livre. Como já mencionamos anteriormente, seu treino de hipertrofia precisa ter exercícios feitos com peso livre, para que seja possível atingir intensidades mais elevadas. Muita gente treina dorsais apenas com aparelhos, o que pode prejudicar seu desenvolvimento futuro, pois estruturas estabilizadoras deixam de serem trabalhadas.
Além disso, a remada curvada ainda atua diretamente sobre a região do Core (lombar e abdominal). Mesmo que de maneira estática, o treinamento desta estrutura é fundamental para a prevenção de lesões e melhora da mecânica de movimento. Ou seja, você estará envolvendo dois benefícios em um mesmo exercício.
Além disso, pessoas com uma boa percepção corporal podem trabalhar o bíceps também de maneira intensa, graças a grande amplitude da flexão de cotovelo.
Outra vantagem é o fato de envolver múltiplas musculaturas, de grande potencial de torque. Isso vai aumentar as adaptações que seu corpo sofre com o treino e consequentemente a síntese proteica também.
Ou seja, utilizar a remada curvada de maneira correta e inteligente em seu treino é fundamental para a boa qualidade de crescimento de seu dorso. A famosa “asa” que se forma com o desenvolvimento do latíssimo do dorso é resultado de exercícios como a remada curvada. Além disso, este tipo de exercício promove uma melhora substancial da funcionalidade.
Motivos não faltam para incluí-la em seu treino, não é? Bons treinos!
DIGA NÃO ÀS DROGAS

Os esteróides anabolizantes sintéticos ( as Bombas), concedem poucos benefícios e nenhum deles compensa os terríveis riscos que você corre ao usá-los. Que isto seja um aviso a todos os atletas, médicos, instrutores, professores, treinadores e pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário