segunda-feira, 28 de julho de 2014

Envelhecimento e Função Músculo-Esquelética

Envelhecimento e Função Músculo-Esquelética:
O envelhecimento conduz a uma progressiva diminuição da força e flexibilidade muscular.





Músculos:

A força máxima é atingida por volta dos 25 anos de idade, e entra num plató até a faixa dos 35-40 anos , quando mostra um declínio rápido, com 25% de perda de força muscular máxima na idade de 65 anos. A massa muscular diminui, aparentemente com uma perda seletiva na secção transversa. Não está claro se isto é uma hipotrofia geral do músculo esquelético ou uma hipoplasia seletiva e degeneração das fibras tipo II , associada com a perda do broto terminal do nervo motor.
Outras causas da perda funcional incluem uma deterioração das estruturas terminais das placas motoras , junções mioneurais ; piora do mecanismo de excitação-contração, e diminuição do recrutamento de fibras. Tanto o tempo de contração e o tempo de relaxamento estão prolongados, e ,por isto, a velocidade de contração máxima é diminuída. Mudanças são maiores nas pernas que nos braços, possivelmente porque há uma maior diminuição no uso das pernas com a idade. A resistência muscular em dada fração da força voluntária máxima, aparentemente, melhora com a idade, em parte devido aos músculo, agora, conterem uma maior proporção de fibras tipo I, e também pela menor força muscular ,que diminui a pressão sobre os vasos , restrigindo , menos que em pessoas jovens, a perfusão dos tecidos.
A perda da força progressivamente impede ações normais do dia-a-dia. Torna-se difícil transportar um pacote de 5kg de alimentos, abrir um frasco de remédio, e até levantar o próprio corpo do assento do toalete (9). A relação de força homem/mulher não é alterada.
A força muscular pode ser bastante melhorada por um período tão curto como 8 semanas de treinamento com pesos, até mesmo em sujeitos com 90 anos de idade (3). A síntese protéica ocorre mais lentamente que em adultos jovens, porém a comparação de secções transversas de músculos entre pessoas ativas e inativas sugere que muito da perda de tecido magro pode ser evitada por um treinamento regular com pesos. Músculos preparados melhoram a função das articulações, reduzem o risco de quedas e dimunuem a magnitude da dispnéia. Algumas vezes há o temor que exercícios com pesos possam causar um perigoso aumento da pressão arterial , provocando um ataque cardíaco. Todavia, se o sujeito evitar a manobra de Valsalva, e mantiver 60 % da força máxima voluntária por mais que poucos segundos, o aumento da pressão sangüínea não será maior que durante uma série de exercícios na bicicleta ergométrica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário