segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Biografia de Henri Christophe Dickerson



Biografia de Henri Christophe Dickerson

Chris Dickerson nasceu no dia 25 de agosto de 1939 em Montgomery, Alabama. 
Filho de Mahala Ashley, Dickerson foi o mais novo de trigêmeos.  Hoje, ele vive na Flórida, onde  continua treinando só para manter a forma. Dickerson também tem sua agenda cheia realizando seminários para fisiculturistas e se corresponde com estes atletas prestando consultoria em musculação. Dickerson competiu durante 30 anos, participando em cerca de 50 concursos. Dentre seus inúmeros títulos vale ressaltar que Chris foi o primeiro Afro-americano a conquistar o Mr. América em 1970 e em 1982 na idade de 43 anos conquistou o título mais almejado por todos os Fisiculturistas, o de Mr. Olympia.


Em 2000 Dickerson foi introduzido no Hall da fama da IFBB.

Ao longo das décadas, ele construiu um físico denso e simétrico. Seu estilo de pose era dramático. Dickerson ganhou o terceiro lugar no Mr. Long Beach (Califórnia), em 1965, sua primeira competição, e ficou em quarto lugar em sua última participação no fisiculturismo, especificamente no Mr. Olympia em 1994.

Além do Mr. Olympia em 1982, Dickerson venceu outras nove shows da IFBB profissional no final dos anos 70 e início dos anos 80, tornando-o um dos concorrentes mais bem sucedidos de todos os tempos.
Dickerson estudou música e ainda hoje é um cantor de ópera realizado. Também foi considerado um dos melhores posadores do esporte, e suas apresentações assemelhavam-se a uma coreografia de puro teatro.
---------------------------------------------------------------------




Dickerson aos 40 anos
Fala sobre seu treinamento
.


Hoje (1979) nos campeonatos de fisiculturismo é impossível treinar com quaisquer princípios que não estejam incluídos no Sistema Weider. Como quase todo campeão fisiculturista, eu também mudo meu treinamento ao longo do ano. Meus objetivos na temporada são; primeiro para melhorar meus pontos fracos para eles serem comparados favoravelmente com o todo meu corpo e, em segundo lugar, para continuar a adicionar massa muscular de uma forma geral. Em período de pré-competição abandono o treino de massa muscular e me esforço o máximo para alcançar definição e para refinar o meu corpo ainda mais que na minha última competição. A cada campeonato eu tento ficar melhor e melhor, e se eu não melhorasse constantemente, eu teria abandonado o fisiculturismo.
Para o benefício de leitores que não estão familiarizados com a forma como eu treino, vamos rever meus métodos de treinamento. Em termos gerais. No período de entressafra, eu treino da seguinte forma; Um total de 8-15 séries por parte do corpo (às vezes um pouco mais sobre um grupo muscular em atraso). Treinamento seis dias por semana em uma rotina dividida e com os pesos tão pesados quanto possível. Eu faço o exercício na forma mais rigorosa possível, com exceção das duas últimas repetições que as faço roubando (com impulso do corpo).

Antes de um concurso eu aumento gradualmente o número total de séries para 18 a 25 por grupo muscular, e isolando o máximo os músculos, tanto quanto possível. Eu também treino muito mais rápido (20-30 segundos de descanso entre as séries, contra 45-60 segundos na off-season). Como resultado, meus pesos são mais leves do que durante o período de entressafra.
Advirto aos fisiculturistas novatos que os meus métodos são apropriados apenas para alto nível, isto é, fisiculturistas experientes e antigos. Você vai ter que treinar durante vários anos antes de embarcar em uma das minhas rotinas. O maior erro que muitos jovens, inexperientes bodybuilders fazem é que eles treinam demais. Não cometa este erro, porque isso só vai retardar o seu progresso.






Dickerson aos 40 anos
Fala sobre Nutrição
.

As únicas restrições que eu precisei me adaptar na musculação para meus músculos crescerem e diminuir minha taxa de gordura tem sido na área da nutrição. O Metabolismo de todos começa a desacelerar a partir dos 30 anos de idade. Hoje  aos 40 anos eu  já não consigo alcançar bom nível de definição com o tipo de dieta que eu costumava fazer quando tinha 30 anos. Eu não posso usar produtos lácteos durante a fase de pré-competição agora, e eu não posso comer comidas simples, como arroz, feijão,  pão, mais que duas vezes por semana no período de entressafra.
Durante o período de entressafra tento seguir uma dieta balanceada, que inclui alguns produtos lácteos, carnes brancas, carnes vermelhas, ovos, cereais integrais, frutas, legumes, saladas, sementes e castanhas, e outros alimentos promotores de saúde. De todos os vegetais, legumes, verduras e outros que sejam ricos em vitaminas, minerais e enzimas, o melhor é que sejam levemente cozidos,  para preservarem seu teor de vitamínico.
Eu suplemento minha dieta com vitaminas e minerais durante o ano todo, mas eu uso menos durante o período de entressafra. Quando a dieta pré-competição se torna muito apertada, um fisiculturista simplesmente tem que usar suplementos alimentares para fornecer os nutrientes necessários que não estão contidos na dieta. Sem os suplementos, as deficiências nutricionais podem ocorrer, inibindo o atleta a chegar a sua melhor forma possível.
Minha dieta pré-competição começa com a eliminação gradual dos alimentos que elevam meu nível de gordura. Eu começo a minha dieta estrita 6 semanas antes de competir. Minha dieta consiste de apenas peixe assado, peitos de frango grelhado, sem pele, saladas, frutas (duas vezes por semana), água e café preto. É uma luta para se manter em tal dieta, mas realmente me deixa todo rasgado.
---------------------------------------------------------------


Dickerson aos 40 anos
Fala sobre Descanso e Recuperação.



Se descanso e recuperação não fossem tão vitais, eu tenho certeza que Joe Weider não teria escrito tantos artigos sobre eles ao longo dos anos. De fato, sem descanso suficiente, que permite a recuperação adequada, o seu corpo simplesmente não responderá de forma eficiente aos estímulos de treinamento e de nutrição que lhe for dado.
Eu tenho visto freqüentemente jovens, inexperiente, excessivamente entusiasmados verdadeiras maratonas de treinos e, em seguida, adentrarem noite adentro com seus amigos nas baladas. Essa combinação não permite a recuperação necessária dos seus músculos, fazendo que eles entrem em catabolismo, perdendo massa muscular em vez de alcançar ganhos. Um retorno horrível depois de tanto esforço feito, exceto para as últimas semanas antes de uma competição, quando na verdade é desejável um pouco de Overtraining. Treinar menos é geralmente melhor do que mais. Meu conselho é, treine menos, durma mais, e você  se recuperará de forma tão eficiente que seu crescimento muscular irá surpreendê-lo.
Ao longo dos anos como fisiculturista descobri que eu preciso de um mínimo de 7 a 8 horas de sono todas as noites. Eu também tenho que manter minha mente tão tranqüila quanto possível, mesmo que isso seja difícil diante de um grande evento como o Mr. Olympia. Para a recuperação completa você precisa evitar todo tipo de stress mental que são potenciais  vazamentos de energia.
-------------------------------------------------------------------------
Dickerson aos 40 anos
Fala sobre Atitude Mental
.

Uma atitude mental positiva é essencial, pois sua mente literalmente controla o seu corpo. A perspectiva mental de qualquer fisiculturista campeão tem que ser de entrar em uma competição com o pensamento super positivo. Cada campeão já ensaiou sua vitória em sua mente mil vezes. Ele deve estar certo em sua mente que vai ganhar.
----------------------------------------------------------------------------




Dickerson aos 40 anos
Fala sobre Preparação da Pele



Eu pessoalmente tenho sido abençoado com uma pele suave e macia que parece se agarrar aos meus músculos, mas o tom de pele leva horas de banho de sol. E o brilho da minha pele se dá com aplicações regulares de óleo de amêndoa ou de abacate. Pouco antes de uma competição massagens no corpo com estes óleos torna-se vital. No palco, você vai brilhar  como um diamante, e os efeitos luz trarão a tona seus músculos rasgados e endurecidos.
Gostaria de sugerir que cada fisiculturista gastar algum tempo ao sol, mesmo que sua pele pode ser a matiz do ébano. Não só porque o sol escurecer a pele, mas também porque aperta a pele extraindo a água subcutânea. Este efeito de aperto é vital porque faz a pele parecer mais fina e os músculos se destacam com mais ousadia.
Tenha cuidado com o sol. Não tente um bronzeado de uma semana ou duas antes de competir, porque você vai, sem dúvida, se queimar. Claro, queimaduras solares são dolorosas. E não se esqueça que a pele queimada retém água como uma esponja. O bronzeamento deve ser gradativo e por no mínimo 1(um) mês.
Os melhores momentos, para aplicar o óleo para a sua pele é quando você está saindo para tomar sol e depois do chuveiro. Esfregue-o sobre o corpo de forma uniforme e, em seguida, massageie-o tão profundamente na pele quanto possível. Quando você toma banho quente seus poros estão abertos prontos para receberem o óleo de amêndoa ou abacate.
----------------------------------------------------------------------------


CONCLUSÃO

Se você tem sorte o suficiente de ter uma boa genética de crescimento muscular, isto é muito bom para você. Então seja persistente o suficiente para por em prática estes cinco fatores filosóficos da musculação; treinamento, nutrição, descanso, atitude mental, e preparação da pele, estes pilares vão lhe ajudar a um dia se tornar um campeão de si mesmo. E mesmo se você já é um vencedor de títulos, seguindo as sugestões neste artigo você se tornará um campeão ainda maior. Siga em frente é continue cavando.


Títulos

  1966 Mr North America - AAU, 2º
  1966 Mr New York State - AAU, 1º - Geral
  1966 Mr Eastern America - AAU, 1º - Geral
  1966 Mr Atlantic Coast - AAU, 1º - Geral
  1966 Junior Mr USA - AAU, Mais Musculoso, 1º
  1966 Junior Mr USA - AAU, 1º
  1967 Mr California - AAU, 1º
  1967 Mr America - AAU, Mais Musculoso, 4º
  1967 Mr America - AAU, 6º
  1967 Junior Mr America - AAU, Mais Musculoso, 5º
  1967 Junior Mr America - AAU, 4º
  1968 Mr USA - AAU, Mais Musculoso, 2º
  1968 Mr USA - AAU, 1º
  1968 Mr America - AAU, Mais Musculoso, 3º
  1968 Mr America - AAU, 3º
  1968 Junior Mr America - AAU, 3º
  1969 Mr America - AAU, 2º
  1969 Junior Mr America - AAU, 2º
  1970 Universe - NABBA, Short, 1º
  1970 Mr America - AAU, Mais Musculoso, 1º
  1970 Mr America - AAU, 1º
  1970 Junior Mr America - AAU, Mais Musculoso, 1º
  1970 Junior Mr America - AAU, 1º
  1971 Universe - NABBA, Short, 1º
  1973 Universe - NABBA, Short, 1º
  1973 Universe - NABBA, 1º - Gera
  1973 Pro Mr America - WBBG, 1º
  1974 Universe - Pro - NABBA, Peso Leve, 1º
  1974 Universe - Pro - NABBA, 1º - Geral
  1975 World Championships - WBBG, 2º
  1975 Universe - Pro - PBBA, 2º
  1976 Universe - Pro - NABBA, Peso Leve, 2º
  1976 Universe - Pro - NABBA, 3º
  1976 Olympus - WBBG, 4º
  1979 Olympia - IFBB, Peso Leve, 4º
  1979 Grand Prix Vancouver - IFBB, 2º
  1979 Canada Pro Cup - IFBB, 1º
  1979 Canada Diamond Pro Cup - IFBB, 2º
  1980 Pittsburgh Pro Invitational - IFBB, 2º
  1980 Olympia - IFBB, 2º
  1980 Night of Champions - IFBB, 1º
  1980 Grand Prix New York - IFBB, 1º
  1980 Grand Prix Miami - IFBB, 1º
  1980 Grand Prix Louisiana - IFBB, 2º
  1980 Grand Prix California - IFBB, 1º
  1980 Florida Pro Invitational - IFBB, 1º
  1980 Canada Pro Cup - IFBB, 1º
  1981 Professional World Cup - IFBB, 2º
  1981 Olympia - IFBB, 2º
  1981 Night of Champions - IFBB, 1º
  1981 Grand Prix World Cup - IFBB, 2º
  1981 Grand Prix Washington - IFBB, 1º
  1981 Grand Prix New York - IFBB, 1º
  1981 Grand Prix New England - IFBB, 2º
  1981 Grand Prix Louisiana - IFBB, 1º
  1981 Grand Prix California - IFBB, 1º
  1982 Olympia - IFBB, 1º
  1984 Olympia - IFBB, 11º
  1990 Arnold Classic - IFBB, 8º
  1994 Olympia - Masters 50+ - IFBB, 1º
  2000 IFBB Hall of Fame



Um grande abraço.
Júlio Maffioletti
Seu conselheiro de fisiculturismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário