sábado, 13 de agosto de 2011

Suplementos alimentares


Saiba o que são, quais suas classificações e para que servem dentro da sua dieta alimentar


Por Aline de Sousa de Almeida Castro

O que são
Os suplementos alimentares foram elaborados com a finalidade de complementar as necessidades calóricas de atletas de alto rendimento. Isso porque a elevada necessidade calórica dos atletas nem sempre é alcançada em uma dieta normal, devido à grande quantidade de alimentos ingerida e dificuldade de manter uma dieta adequada durante o treinamento.

São considerados suplementos vitamínicos - e/ou minerais isolados ou combinados entre si -, desde que não ultrapassem 100% da Ingestão Diária Recomendada (RDI). Acima dessas dosagens são considerados como medicamentos, podendo ser de venda livre quando não ultrapassam as recomendações.


Os suplementos alimentares para praticantes de atividade física são definidos como alimentos especialmente formulados, incluindo aminoácidos oriundos da hidrólise das proteínas, aminoácidos essenciais - quando usados em suplementação para alcançar alto valor biológico - e aminoácidos de cadeia ramificada, desde que não apresentem ação terapêutica ou tóxica.

Os suplementos não podem ser consumidos por conta própria. Cada indivíduo tem uma necessidade especial para nutrir os músculos e obter um melhor desempenho. As dosagens sugeridas na embalagem de cada suplemento vão variar com a especificidade do exercício e a demanda do indivíduo.

Classificações
:: Hipercalóricos: são utilizados para aumento de peso e manutenção das reservas energéticas.

:: Hiperproteicos: são produtos que apresentam predominantemente proteína em sua composição, no mínimo 51% do valor calórico total em 100g do produto, e pelo menos 65% dessas são de alto valor biológico, ou seja, proteína completa (origem animal). Esses produtos podem conter carboidratos e gorduras, desde que o somatório energético de ambos não ultrapasse o das proteínas. Podem se conseguidos na forma de barras, pó ou gel. É aconselhável observar sempre as informações nutricionais, pois alguns produtos consumidos como hiperproteicos não apresentam as especificações exigidas para se enquadrarem nesta classificação.


:: Wheyprotein: proteína do soro do leite com alto grau de pureza, indicado para hipertrofia ou manutenção da massa magra, evitando o catabolismo. São encontrados no mercado na forma de pó, gel ou liquido.

:: Aminoácidos: são moléculas que unidas formam uma proteína e são de rápida absorção. A suplementação com aminoácido livre é recomendada para treinamento pesado com necessidade de reposição constante e rápida de proteína.

:: BCAA: aminoácidos de cadeia ramificada que compreendem três aminoácidos essenciais: Leucina, Isoleucina e Valina. O BCAA sugere o aumento da síntese proteica no fígado e economia de nitrogênio, são utilizados para síntese de 1/3 da proteína muscular, atuam como fonte de energia para o músculo esquelético durante períodos de estresse metabólico, poupando, assim glicogênio muscular. Tem ação anti-catabólica e retardam a fadiga central. Podem ser encontrados na forma de pó ou comprimido.

:: Glutamina: aminoácido existente no tecido muscular, onde sua ingestão no pós-treino aumenta a síntese proteica no músculo, reduzindo o estresse muscular e recuperando as fibras rompidas durante o treinamento intensivo. Além de melhorar o sistema imunológico. Podem ser encontrados na forma de pó ou comprimido.

:: Termogênicos: são substâncias que aumentam a temperatura corporal, aumentando a queima de calorias e reduzindo o apetite. Auxiliam na metabolização de gorduras, convertendo-as em energia disponível. Tendem a aumentar a freqüência cardíaca. Podem ser encontrados na forma de pó ou comprimido.

:: Energéticos: são produtos que apresentam pelo menos 90% de carboidratos em sua composição, podendo ser acrescidos de vitaminas e minerais, com a finalidade de manter os níveis adequados de energia para atletas. Podem ser encontrados na forma de pó, liquido ou gel.

:: Creatina: é uma amina, normalmente encontrada em alimentos de origem animal, sintetizada no fígado, rins e pâncreas. A creatina sugere o aumento da potência, aumento da massa corporal magra, reduz o tempo de recuperação entre os esforços repetitivos de alta intensidade e curta duração. Podem ser encontrados na forma de pó ou comprimido.

Quem deve usar
O uso de suplementos por si só, não faz milagres, nem age conforme uma substância anabolizante. O indivíduo deve manter uma carga de atividade para obter o resultado desejado.

Para saber qual suplemento se encaixa melhor no seu ritmo de treino, deve-se levar em conta fatores como intensidade e duração dos exercícios, assim como a finalidade de cada suplemento.

O uso de suplementos não é uma obrigatoriedade entre os praticantes de atividade física. Indivíduos que realizam uma atividade moderada e apresentam uma alimentação balanceada que reponha a energia gasta durante o exercício não necessitam de suplementação. Porém, indivíduos que praticam atividade física e não tenham disponibilidade de tempo para repor as perdas causadas pelo exercício devem fazer uma suplementação para evitar que sofram perda de desempenho. A suplementação também é indicada para pessoas que têm uma demanda energética muito elevada e não têm possibilidade de repor pela dieta devido, dentre outros motivos, pela elevada quantidade de alimentos necessária para suprir sua demanda diária.

*Aline de Sousa de Almeida Castro é nutricionista formada pela UERJ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário